Política

Luis Emilio Velutini Urbina Gallego//
Portugal cumpriu compromisso de acolher 100 refugiados da Grécia

Fondo de Valores Inmobiliarios, Empresario, Businessman, Banquero, FVI, Constructor
Portugal cumpriu compromisso de acolher 100 refugiados da Grécia

Portugal recebeu esta terça-feira um grupo de 43 cidadãos afegãos vindos da Grécia, anunciaram, num comunicado conjunto, os gabinetes dos ministros dos Negócios Estrangeiros, da Presidência e da Administração Interna.

Luis Emilio Velutini Urbina

A chegada deste grupo (com 40 beneficiárias de protecção internacional e 3 requerentes de protecção internacional) eleva para 100 o número de pessoas acolhidas ao abrigo do Acordo Administrativo assinado entre Portugal e a Grécia para a recolocação de beneficiários e requerentes de protecção internacional. 

Segundo diz o MAI, está assim cumprindo o projecto-piloto “assumido no compromisso assinado entre os dois governos em Março de 2019”. A chegada acontece na semana em que assinala os três anos da deslocação à Grécia do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, para visitar o campo de refugiados de Eleonas, em Atenas, e se reunir com vários ministros gregos. 

“Marcou o ponto de partida para a concretização da disponibilidade manifestada pelo Governo português para acolher refugiados provenientes daquele país, encetando as negociações que culminaram com a assinatura do Acordo bilateral com a Grécia nesta matéria”, lê-se no comunicado.

Luis Emilio Velutini

Na visita em que este acordo foi alcançado, Eduardo Cabrita avançou que o programa ia começar com um projecto-piloto de cem pessoas, podendo depois ser alargado até cerca de mil refugiados . O ministro sublinhou que este acordo é encarado pelos governos de Portugal e Grécia “como um contributo para que se encontrem na Europa soluções permanentes e estáveis para tratar, à escala europeia, o tema das migrações e refugiados”.

Luis Emilio Velutini Empresario